segunda-feira, 4 de junho de 2012

Estudo do capítulo 4 do livro Evangelho segundo João...



 Hoje quero começar saudando vocês com a Paz do Senhor Jesus!!!
Na Bíblia diz que a paz que vem de Deus ela excede todo entendimento,(Filipenses 4.7).
Quero dizer também que fazer este estudo com vocês tem sido muito gratificante e fico feliz quando vocês responde dizendo que estão lendo e participando e deixam seus comentários,Deus os abençoe!!!!

Oro à Deus para que Ele em sua divina misericórdia conceda a cada um a revelação de sua palavra e que ela traga vida para cada um de nós,em nome de Jesus!!!!

Capítulo 4 de João...

Versículos de 1 a 42...Aqui conta da estada de Jesus em Samaria e tudo que lhe aconteceu em sua passagem por esta terra.Primeiro gostaria de lembrar que os judeus não se davam com os samaritanos e com isso muitas vezes quando um judeu queria viajar da Judeia para Galileia preferiam ate atravessar o rio Jordão para evitar passar por Samaria,mas Jesus não fez este trajeto,isso prova que Jesus não tinha essa rivalidade que os judeus e samaritanos tinham uns com os outros,mesmo Jesus sendo judeu,tendo nascido judeu.Essa briga é antiga e minha bíblia da uma referência que esta em Esdras cap.4,vers.1-5 e também Neemias cap.4,vers.1-2.Esdras e Neemias fica lá no começo da bíblia, é o décimo quinto e décimo sexto livro da bíblia,leia para entender o porque desta rivalidade.
E no trajeto desta viagem Jesus para e encosta junto de uma fonte,a Fonte de Jacó.Seus discípulos tinham ido a cidade comprar alimentos e ele ficou ali esperando.Veio uma mulher samaritana tirar água da fonte e Jesus lhe pede água.A mulher se admira dele sendo judeu estar conversando com ela e ainda lhe pedindo água.Ela deve ter percebido que Jesus era judeu por suas roupas ou ate mesmo o jeito de falar.
Jesus diz a ela que se ela soubesse quem Ele era na verdade(Filho de Deus),seria ela quem lhe pediria água.Ela não entende o que Jesus diz.E Ele diz à ela que aquela água que ela estava pegando todos que bebem tem sede,mas a água que Ele der ninguém  depois de beber terá sede.Ela ao ouvir isso pede a Ele que lhe dê esta água.A água que Jesus esta oferecendo a ela ,é Ele mesmo.Lembra que no capítulo anterior,estudamos que Jesus veio ao mundo para nos dar a vida eterna,a salvação.Se ela cresse Nele receberia desta água.

No versículo 16... Jesus pede à ela que chame seu marido,Com isto Jesus queria mostrar a ela que Ele à conhecia e antes mesmo de conversar com ela.Ele sabia dos problemas que ela tinha passado na vida,de suas dores,seus sofrimentos e por isso estava oferecendo a ela uma água que jorraria para a vida eterna.Ele se compadecia dela.
Esta mulher samaritana tinha tido 5 maridos fora o atual.Ela não deveria ser uma mulher com boa fama na cidade,mas Jesus quando conversa com ela e lhe oferece a vida eterna mostra o seu amor pelas pessoas e que Ele não fazia acepção de pessoas.

No versículo 19... ela reconhece Jesus como profeta por ter falado de sua vida sem conhecer à ela.
Naquela época todos que adoravam à Deus,tinham que ir no templo para adorar e fazer seus sacrifícios,ofertas.Isso foi o que o próprio Deus falou ao seu povo quando deu a eles as instruções de como construir o templo.E os judeus faziam isso e não importava a distância que eles morassem do templo de Jerusalém,era ali que eles tinham que ir buscar a face de Deus.
E os samaritanos não aceitavam isso,e então fizeram um altar onde adoravam a deus.E é por isso que Jesus diz a ela que eles adoravam o que não conheciam,mas que estava chegando a hora,um tempo em que todos aqueles que cressem em Deus e o recebesse como Senhor o adoraria de forma verdadeira,em Espírito e em verdade,sem importar raça,descendência ou lugar.Isso acontece com nós hoje.Hoje temos a liberdade por meio de Jesus de buscar a Deus em qualquer lugar.E qualquer um que recebe o Filho que é Jesus também recebe o Pai que é Deus.
Os samaritanos sabiam que pelas escrituras (bíblia,velho testamento),que os profetas falavam que viria o Messias,o Cristo.E quando ela fala para Jesus isso Ele se revela a ela ,que Ele é o Cristo.
Nisto chega os discípulos que ao chegar e ver Jesus falando com aquela mulher o questiona em seus pensamentos,mas não tiveram coragem de dizer à Ele.(isso mostra que mesmo os discípulos andando com Jesus ainda precisavam ser tratados em seu coração e isso acontece dia a dia,assim é com agente hoje,ninguém muda ou deixa de pecar da noite para o dia).
A mulher samaritana sai e vai ate a cidade contar as homens sobre Jesus.

Nos versículos 31 ao 38...Os discípulo quando chegam fala para Jesus comer algo e Ele diz que a comida que Ele iria comer eles não conheciam.Jesus queria dizer que Ele estava ali para fazer a vontade de Deus e naquele momento não era a hora Dele comer.
Jesus se compara a um semeador que estava ali para semear a Palavra que Deus tinha lhe confiado e eles os discípulos que iriam ser os ceifeiros,os que iriam colher os frutos do que Jesus estava ali plantando nos corações dos samaritanos.Depois da morte e ressurreição de Jesus os discípulos continuaram a obra que Ele tinha começado.

Nos versículos 39 e 42...Muitos samaritanos creram no testemunho daquela mulher e foram a procura de Jesus e ao conhecer Ele pedem que fique com eles.E eles ao receber suas palavras reconhecem crer Nele não só pelo que a mulher tinha dito à eles,mas por conhecer Jesus e estar com Ele.

No versículo 43 Jesus volta para Galileia...Jesus estava bem conhecido na galileia pelo que tinha feito na festa de casamento em Caná da Galileia,onde fez com que a água virasse vinho e também por seus feitos em Jerusalém.Muitos galileus tinham comparecido a festa e conhecido Jesus.E com isso a fama de Jesus deveria ter espalhado rápido por ali.
Quando Jesus estava indo para Caná da Galileia,onde tinha feito a água virar vinho,vem ao seu encontro um oficial do rei, com certeza ele deveria ter ouvido falar dos feitos de Jesus para ir procurar Ele.Não era comum um oficial do rei(Herodes) ir a procura de um carpinteiro (Jesus).Mas acredito que o amor de pai o fez superar esta barreira.
Ele roga duas vezes para que Jesus vá com ele ate sua casa para curar seu filho.Jesus sabia que muitos só acreditariam Nele se fizesse milagres.E então, diz a ele que vá para sua casa pois seu filho estava vivo.Ele creu em Jesus e foi.No caminho encontra seus servos que estavam indo encontrar ele para dizer que seu filho estava bem e viu que seu filho melhorou bem na hora que Jesus disse que ele estava vivo.
Este é o segundo milagre de Jesus depois da água que Ele fez virar vinho.

Deus abençoe vocês,em Nome de Jesus!!!




2 comentários: