segunda-feira, 25 de junho de 2012

Estudo do capítulo 8 do livro Evangelho segundo João...


A Paz do Senhor seja com todos!!!

Tudo bem com vocês?
Hoje vamos estar estudando o capítulo 8 de João.E oro a Deus para que este estudo venha ser benção para todos nós e que o amor de Deus seja revelado ao nosso coração,em nome de Jesus!!!

__JOÃO CAPÍTULO 8__

Do versículo 1 ao 11...A mulher adúltera___Depois de passar um tempo no Monte das Oliveiras, lugar onde ele se retirava para orar, Jesus volta para o templo, onde assentado passa a ensinar aqueles que se achegavam.
Os escribas e fariseus que eram os que estudavam as leis, procuravam a qualquer custo algo para acusar Jesus diante do povo, porque eles viam que muitos estavam crendo em Jesus.
Com isso levaram diante de Jesus uma mulher que tinha sido pega em adultério, (traindo seu esposo).
Eles sabiam que se Jesus fosse a favor da lei de Moisés, que nesse caso, recomendava que  aquele que fosse pego em adultério deveria ser morto apedrejado. Se Jesus fosse a favor disso, suas palavras de compaixão e misericórdia seriam colocadas em dúvida pelo povo que ali estavam.
Mas por outro lado se Jesus se colocasse a favor da mulher, estaria indo contra as leis de Moisés e por isso Jesus agiu sabiamente!
E, olhando para eles disse que quem ali estivesse que não tivesse cometido nenhum pecado que atirasse a primeira pedra na mulher.
O povo então foi constrangido por sua própria consciência, aos poucos foram saindo ate que ficou apenas Jesus e a mulher.
Jesus olhando a sua volta vê que todos se foram e então ele pergunta a mulher se ninguém havia lhe acusado, e ela responde a ele que não.
Então ele diz a ela que nem ele condenaria  ela pelo que ela fez, mas que ao seguir sua vida dali por diante, era para ela não ter mais uma vida de pecados.

Do versículo 12 ao 20...Jesus a luz do mundo___Jesus se revela a eles sendo a luz do mundo, onde, todo que seguir a ele receberá essa luz em suas vidas, não vivendo mais no escuro do pecado.
Então os fariseus disseram que por Jesus falar Dele mesmo, seu testemunho não era verdadeiro. Jesus responde a eles que o que ele falava era verdadeiro, porque ele sabia que tinha vindo ao mundo enviado por Deus, para cumprir sua vontade e depois voltaria para junto do Pai.
Jesus diz a eles que eles julgavam pelo que eles achavam ser certo, mas ele mesmo a ninguém julgava, mas se julgasse seu julgamento seria verdadeiro porque ele julgaria segundo a vontade de Deus.
Eles não entendiam que quando Jesus falava de seu Pai, se referia a Deus,o criador de todas as coisas, o Deus que eles falavam ser o Deus deles, mas que, não reconheciam as obras do seu próprio Filho.

Do versículo 21 ao 59...Jesus defende sua missão e autoridade___Mais uma vez Jesus diz a eles que estaria com eles por um tempo e depois voltaria para junto do Pai, mas eles não conseguiam entender para onde Jesus iria por não reconhecer ele como Filho de Deus. Eles estavam cegos em seus pecados e por não acreditavam em Jesus como Senhor e salvador, Messias vindo da parte de Deus.
Jesus diz a eles que depois de sua morte, daí então eles saberiam que ele era realmente o Filho de Deus, enviado do Pai para cumprir sua vontade.
Com essas palavras muitos creram em Jesus, então Jesus os alertou para que eles continuassem firmes crendo nas palavras que ele dizia, porque daí sim eles seriam seus discípulos. Depois de conhecer as verdades que Jesus ensinava todos seriam libertos de seus pecados.
Eles não entendiam que o que prendia eles era o pecado, e que Jesus é o único que pode libertar o homem da condenação do pecado, e todos que creem Nele e buscam andar em obediência como ele andou, sempre terá Jesus presente em sua vida.
Todos os judeus eram descendentes de Abraão, pela promessa que Deus fez a ele, que daria um filho a ele(Isaque), e desse filho sairia uma grande descendência. Abraão é conhecido na bíblia como o homem que foi amigo de Deus e por isso Jesus diz a eles que se eles fossem mesmo filhos de Abraão, parte de sua descendência creriam Nele, porque ele sendo o Filho de Deus, estava com o Deus Pai desde do princípio da criação e Abraão sendo amigo de Deus o conhecia como Filho de Deus.
Mas na verdade eles eram homens pecadores, enganadores, mentirosos, e vemos isso por suas atitudes e pela intenção que ja havia em seus corações de a todo custo matar Jesus. E por isso, Jesus disse a eles que o pai deles era o próprio diabo que era aquele que influênciava e ainda influencia os homens em seus desejos carnais para que caiam em pecado e desobediência contra a vontade de Deus. Ele se rebelou contra Deus, agindo de forma enganadora, por isso é o pai da mentira.
Jesus diz que eles não acreditavam nele, mas se elesfossem filhos de Deus ouviriam suas palavras e creriam Nele.
Eles acusavam a Jesus de ser samaritano e de possuir demônio. Eles não se davam com os samaritanos e por não entender e crer no que Jesus dizia eles o acusavam.
Jesus disse que ele não tinha demônios por falar aquelas palavras, mas o que ele buscava era honrar a Deus e eles com suas atitudes desonravam a ele.
Jesus diz a eles que se eles guardassem suas  palavras não conheceria a morte. Mas eles não entendiam que Jesus falava da morte espiritual. a morte da alma que condenada é mandada para inferno, e por não entender achavam que Jesus tinha demônio por dizer essas coisas, porque todos os homens importantes da bíblia tinham morrido .
Jesus responde a eles mais uma vez com outras palavras que ele não procura se aparecer pelo que falava ou fazia, mas quem fazia isso era Deus, o mesmo Deus que eles diziam ser o deles.
Jesus diz a eles que ele conhecia a Deus, e se dissesse que não conhecia estaria mentindo como eles mentiam, e Jesus guardava as palavras de Deus fazendo sua vontade.
Como escrevi a cima, Abraão era conhecido como amigo de Deus e também um homem que andou por fé. Ele conheceu Deus Pai e também o Deus Filho que é Jesus, porque Jesus estava com Deus desde do princípio.
Com isso eles pegaram pedras para atirar em Jesus, mas Jesus saiu do templo sem que eles percebessem.

Assim terminamos o estudo do capítulo 8 todo,e que a Palavra de Deus possa ser guardada em nossos corações, em nome de Jesus.Deus abençoe todos vocês!!!!



Nenhum comentário: