quarta-feira, 4 de julho de 2012

Estudo do capítulo 11 do livro Evangelho segundo João...



A Paz e a graça de Jesus seja com todos!!!


Tudo bem gente?Como passaram de final de semana?
Hoje vamos estudar o capítulo 11,e é bem conhecido na verdade o personagem de quem iremos estudar,acho que a maioria já deve ter ouvido falar de Lázaro o homem a quem Jesus ressuscitou...
Oro a Deus para que Ele em sua divina graça nos conceda o entendimento que precisamos para aprender de sua palavra,em nome de Jesus!!!!

___Capítulo 11___


Do versículo 1 ao 46...A ressurreição de Lázaro___Lázaro morava em Betânia com suas irmãs Maria e Marta,eles eram amigos pessoais de Jesus.Maria sua irmã é a mesma mulher que ungiu com bálsamo a Jesus,enxugando seus pés com seus cabelos,mas isso estudaremos no capítulo 12.
Lázaro ficou muito doente beirando a morte e com isso mandaram suas irmãs noticiar a Jesus de que seu amigo Lázaro a quem ele amava,seu amigo querido, estava doente.Quando Jesus recebe a notícia ,Jesus diz que a doença que Lázaro estava não era para que ele morresse e sim para que Ele fizesse a obra de Deus e as pessoas pudessem crer que Ele é o Filho de Deus.Ele não estava dizendo que Lázaro não iria morrer,mas Jesus sabia que Lázaro não iria permanecer morto.
Jesus amava seus amigos queridos Lázaro,Maria e Marta,mas mesmo depois da notícia de que seu amigo Lázaro estava doente ,Jesus ainda demorou 2 dias na cidade onde estava para então ir para Betânia.
Passados os 2 dias, Jesus disse aos seus discípulos para que eles fossem para Judeia.Os discípulos ficaram com medo de retornar para Judeia,sendo que quando eles saíram de lá os judeus queriam apedrejar Jesus.
No capítulo 9 e 10,o que eu pude entender é que Jesus queria dizer aos discípulos que por Ele ser a luz do mundo seus discípulos estariam seguros com Ele por conhecerem a verdade,mesmo que muitas provações estavam esperando por eles,mas por andar com Jesus eram diferentes daqueles que andavam na escuridão sem ter Jesus .(Se você ler e receber outro entendimento compartilhe por favor ,para que eu possa ampliar o que pude entender.)
Depois de dizer isso, Jesus disse aos discípulos que Lazaro seu amigo tinha adormecido e que Ele iria para despertar Lázaro.Os discípulos não entenderam que Jesus queria dizer que Lázaro havia morrido,e acharam que Lázaro estava dormindo e por estar dormindo ele estava bem.Então Jesus disse claramente que Lázaro estava morto.
Jesus disse a eles que estava feliz por eles estarem com Ele ali,pois assim acreditariam Nele, por Ele ter falado da morte de Lázaro sem ter visto ele morto.
Então Tomé,um dos discípulos chamou todos para irem com Jesus para morrer com Ele.Os discípulos sabiam que voltando para Judeia tanto eles como Jesus corriam risco de morte,e naquele momento Tomé quis dizer que mesmo que a morte esperasse por Jesus ,eles também iriam juntos com Jesus para correr o mesmo risco que Ele.
Quando chegaram, Lázaro já tinha sido enterrado faziam 4 dias.Jesus quando recebeu a notícia que Lázaro estava doente ,estava em Jerusalém e de Jerusalém ate Betânia eram uma caminhada de 2 a 3 dias.
Muitos judeus tinham vindo consolar as irmãs Maria e Marta pela morte de seu irmão.
Quando Marta ficou sabendo que Jesus estava vindo saiu para encontrá-lo,Maria continuou sentada em sua casa.
Ao encontrar Jesus ,Marta disse a Ele que se Ele estivesse ali quando seu irmão estava doente,ele não teria morrido.Mas ainda assim ela acreditava que tudo que Jesus pedisse a Deus,Deus ouviria o pedido de Jesus.
Jesus diz a Marta que o irmão dela iria ressurgir.Ela responde a Jesus que ela sabia disso pois ela acreditava que todos os que cressem em Jesus mesmo que morressem ressuscitariam no ultimo dia.No dia do juízo de Deus,onde Deus fará a separação daqueles que foram fiéis a Ele e dos que não foram.
Jesus responde a Marta que Ele é a ressurreição e a vida e que todos que crê Nele, ainda que morra viverá e aquele que é vivo e crê em Jesus não verá a morte eterna.
O que Jesus quis dizer é que Ele é o dono da vida e da morte,e creio que aqui Jesus também faz referência a morte espiritual,mesmo que alguém esteja morto em seus pecados,pois o pecado leva a morte,mas se essa pessoa se arrepender de seus pecados e crer que Jesus veio para dar vida,ela receberá a vida.E aquele que recebeu a vida que Jesus dá,esse receberá a salvação,não verá a morte eterna,a condenação de ir para inferno por seus pecados.E outra coisa que entendo é que Jesus sendo dono da vida e da morte pode ressuscitar uma pessoa mesmo ela estando morta,que foi o que aconteceu.
Marta responde a Jesus que ela crê que Jesus é o Cristo,Filho do Deus vivo,ou seja ela sabia que Jesus tinha recebido de Deus poder para fazer todas as coisas.
Marta volta para sua casa e diz a sua irmã Maria que Jesus estava chamando ela,Marta não quis chamar atenção dos que ali estavam para chorar pelo morto,por isso disse a Maria em particular.
Ouvindo Maria,o que Marta sua irmã tinha lhe dito sai depressa e foi ate onde Jesus estava,onde Ele tinha conversado com Marta.Os judeus que estava com Maria em sua casa,que ali estavam para lamentar a morte de Lázaro,ao ver Maria saindo,sai atrás dela achando que ela estava indo ao tumulo chorar pela morte do irmão.
Maria chegando diante de Jesus se coloca de joelhos aos seus pés,e assim como sua irmã tinha dito a Ele,ela também diz que se Ele estivesse ali ,seu irmão Lázaro não tinha morrido.
Jesus ficou comovido do sofrimento daqueles que ali estavam chorando a morte de Lázaro,e perguntou a eles onde Lázaro tinha sido sepultado,eles chamaram a Jesus para ver onde era o tumulo.Quando Jesus se dirigia ao tumulo ,Ele chorou,creio que entendendo a dor da família de Lázaro,Jesus deve ter se comovido com toda aquela situação.Jesus não chorou pela morte de Lázaro,pois Ele sabia que Lázaro iria ser ressuscitado.
Alguns judeus que ali estavam falavam que viam como Jesus amava a Lázaro,talvez por ver Jesus chorar,achando eles, que Jesus lamentava a morte de Lázaro.Mas alguns judeus não concordaram e assim criticou a Jesus por não ter feito nada por Lázaro quando ele se encontrava doente,sendo que ao homem que tinha nascido cego Ele tinha curado,fazendo com que ele enxergasse.
Mais uma vez Jesus se sentiu oprimido pela situação,mas creio que agora pela incredulidade de alguns que ali estavam.Mas toda aquela situação era um propósito de Deus,ate mesmo o sofrimento que as irmãs estavam passando.
Jesus mandou eles tirarem a pedra do tumulo,naquela época os túmulos eram escavados na rocha,como uma caverna e colocando o corpo lá,tampavam com uma grande pedra.Marta disse a Jesus que como já se passavam 4 dias da morte,o corpo já deveria estar em decomposição e cheirando mal.Mas Jesus lembrou a ela do que Ele tinha dito,e se ela cresse,veria a Glória de Deus.
Depois que eles tiraram a pedra,Jesus fez uma oração,Ele olhou para o céu e disse ao seu Pai(Deus),que agradecia a Ele por Ele ter ouvido sua oração.Ele sabia que Deus ouvia a Ele ,mas estava dizendo assim porque ali muitos não acreditavam que Ele era seu Filho.Depois da oração Jesus disse em alta voz,Lázaro vem para fora.E Lázaro saiu ainda envolto por faixas,Jesus mandou que tirassem dele todo pano que estava prendendo seu corpo e que em seguida deixassem ele ir onde quisesse.
Com a ressurreição de Lázaro ,muitos acreditavam que Jesus era mesmo o Cristo,mas alguns ainda endurecidos de coração foram avisar os fariseus do que Jesus tinha feito,com o intuito de prejudicar a Ele.

Do versículos 47 ao 57...O plano para tirar a vida de Jesus___Quando os fariseus ficaram sabendo por esses judeus o que Jesus tinha feito,convocaram uma reunião com todo o Sinédrio para discutir do que fariam com Jesus.Eles estavam preocupados com os milagres de Jesus,pois muitos estavam crendo em Jesus e seguindo a Ele.Eles temiam também que com isso os romanos viessem tomar seus lugares e autoridade sobre o povo judeu e assim tomaria o domínio da nação.Os fariseus e sacerdotes usavam a religião para ter controle sobre o povo.
Caifás uns dos sacerdotes presentes sugeriu então a morte de Jesus,dizendo que convinha que um homem morresse pelo povo,para que todo povo não viesse a sofrer.
João que é o discípulo que escreve este evangelho nos da a entender que as  palavras de Caifás foram inspiradas não por ele,mas para que a vontade de Deus fosse revelada e profetizada. Pois a morte de Jesus trouxe a salvação para o povo,ligando o povo novamente ao seu Deus,pois aqueles que creem em Jesus,que Ele foi enviado por Deus e que suas palavras são a vontade de Deus para nós,a nossa fé em Jesus,nos liga a Deus,pois Jesus é o único caminho que nos leva para Deus.
Depois da reunião eles decidiram matar a Jesus.
Jesus depois da ressurreição de Lázaro não andou mais em público,onde os judeus estavam,Ele se retirou e foi para uma região vizinha ,uma cidade chamada Enfraim,e ficou ali com seus discípulos.
Estava perto a festa da Páscoa e muitos judeus cumprindo o ritual religioso viajavam para Jerusalém para se purificarem de seus pecados,oferecendo sacrifícios por eles.Muitos procuravam a Jesus e diziam uns aos outros ,sera que Jesus não virá a festa.Os sacerdotes e os fariseus tinham avisado ao povo que quem soubesse de Jesus era para denunciar a eles,para que prendessem a Jesus.

Assim terminamos o capítulo 11,ate o próximo estudo,Deus os abençoe!!!




Um comentário:

Rachel Cardoso disse...

Maravilhoso estudo do livro se João. Parabéns ao autor inspirado pelo Espírito Santo.