quinta-feira, 5 de julho de 2012

Estudo do capítulo 12 do livro Evangelho Segundo João...


Oi gente,paz do Senhor Jesus!!!
Tudo bem com vocês?
Deus e maravilhoso gente,quando Ele quer mostrar seu poder e gloria e tremendo!!!!Desculpa algumas palavras ficarão sem acentuação,porque uma baixinha chamada Isabela andou mexendo no teclado e não sei o que ela fez que mudou a acentuação,algumas palavras o próprio hotmail reconhece e corrige,outros não.
Hoje vamos estudar o capitulo 12,onde Jesus volta para Betânia e reencontra seu amigo Lazaro e irmas e também sobre sua volta para Jerusalém.
Senhor Deus,peco a ti Senhor,em nome do teu Filho Jesus,para que o nosso entendimento seja aberto para entendermos melhor sua palavra,e que a sua palavra possa ser gravada em nosso coração!!!!Amem

===Capitulo 12===

Do versículo 1 ao 8...Jesus ungido por Maria em Betânia ===Seis dias antes de começar a festa da Pascoa,Jesus volta para Betânia,cidade de seu amigo Lazaro quem Ele havia ressuscitado.Lazaro e sua irmas,ofereceram uma ceia para Jesus e seus discípulos.Lazaro estava sentado a mesa com Jesus,e sua irma Marta servia a todos.
Maria a outra irma de Lazaro pegou o que ela tinha de mais precioso ,um perfume caro na época.Maria foi ate Jesus se colocou diante dele e ungiu os seus pés com aquele balsamo.Ela em sinal de humildade secou os pés de Jesus com seus cabelos.
Judas Iscariotes,o discípulo que iria trair Jesus,achando que a atitude de Maria era um exagero,disse porque ela não tinha vendido aquele balsamo oferecendo aos pobres o dinheiro.Na verdade Judas já  mostrava seu amor pelo dinheiro quando ele diz isso ,pois o interesse dele era na verdade ficar com o dinheiro que o balsamo daria com a venda,pois este balsamo usado por Maria para ungir os pés de Jesus,era algo preciso e caro,e Judas era o responsável por guardar o dinheiro,como se fosse o tesoureiro.A explicação da minha bíblia diz que o valor de trezentos denários sugeridos por Judas daria o equivalente a um ano de salario naquela época.
Jesus conhecendo a intenção de Judas,defende Maria ,pois sabe que o que ela fez foi uma forma de adorar Jesus,reconhecendo Ele como seu Senhor e Salvador.Jesus também disse que se eles quisessem ajudar os pobres poderiam fazer isso em qualquer tempo,mas a oportunidade de Maria de ungir Ele era unica,pois estava próxima a sua morte.

Do versículo 9 ao 11...O plano para tirar a vida de Lazaro===Muitos judeus ficaram sabendo que Jesus estava em Betânia e foram para ver Ele e Lazaro ,pois eles sabiam que Jesus tinha ressuscitado ele dentre os mortos.
Os principais sacerdotes sabendo da popularidade de Lazaro por ter sido um milagre de Jesus,resolveram matar ele também,porque muitos judeus que viam Lazaro vivo,voltavam acreditando em Jesus.

Do versículo 12 ao 19...A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém ===Muitas pessoas ficaram sabendo que Jesus estava indo para Jerusalém,para a festa da Pascoa.A multidão de pessoas pegaram ramos de palmeiras{as palmeiras era simbolizada naquela época por vitoria,sucesso e beleza} e saíram para encontrar Jesus e diziam todos.Hosana!{que significa Salva agora.},E também diziam,Bendito o que vem em nome do Senhor e que e o Rei de Israel!
Jesus tinha conseguido um jumentinho e entrava na cidade montado nele o que também foi para cumprir uma profecia de Zacarias cap.9,vers.9{antigo testamento}.Que diz:
Nao temas,filha de Sião,eis que o teu Rei ai vem,montado em um filho de jumenta.
Quando tudo isso estava acontecendo os discípulos não compreenderam que tudo aquilo era uma profecia sendo cumprida pela vontade de Deus.Uma profecia e quando Deus usa um profeta,um homem de Deus,neste caso para dizer algo que ainda iria acontecer muitos anos depois,e como Zacarias escreveu isso,tudo ficou registrado para que todos soubessem da vontade de Deus.
Os discípulos só entenderam isso depois que Jesus morreu e foi glorificado,ressuscitado.
A multidão de pessoas que estavam recebendo Jesus contava para todos que Jesus tinha ressuscitado a Lazaro e por isso que eles foram ao encontro de Jesus.
Os fariseus vendo tudo isso,diziam que era como se o mundo estivesse seguindo Jesus.

Do versículo 20 ao 36...Alguns gregos desejam ver Jesus===Alguns gregos que ali estavam para a festa da Pascoa,sabendo dos milagres de Jesus,foram ate Filipe uns de seus discípulos pedindo para que pudessem,ver,falar com Jesus.Filipe vai ate Andre e diz a ele sobre os gregos e eles juntos vão falar para Jesus.
Jesus não responde a eles ,mas diz que tinha chegado a hora do Filho do Homem ser glorificado,referindo Ele a sua morte e ressurreição.
Jesus então fala sobre o que acontece com grão de trigo,quando ele cai na terra morre para poder nascer os pés de trigos.O que Jesus queria era fazer uma comparação sobre o que iria acontecer com Ele.Depois de sua morte,muitos creriam Nele e seriam salvos.
Jesus diz que quem ama sua vida aqui na terra,se deixa levar pela vida na terra,procurando viver sem se preocupar com a vontade de Deus,este perdera a vida eterna,mas aquele que odeia sua vida aqui na terra,ou seja, não se deixa levar pelas seduções deste mundo,este preservara sua vida para a vida eterna.
Jesus diz que aquele que quer servir a Ele,para seguir seus passos,vivendo segundo Ele nos ensinou, aquele que serve a Jesus recebera a honra de Deus.Creio que as promessas de Deus para aqueles que são justo e andam na justiça de Deus.
Jesus já sabia o que esperava por Ele,sofrimento,julgamento,morte,e sua alma estava angustiada por isso,mas Ele sabia que não deveria pedir para que Deus Pai o salvasse,porque tudo isso era plano para a salvação da humanidade.E então Jesus disse a Deus Pai para que Ele glorificasse o Nome Dele,em sua vida,ou seja fizesse a vontade Dele usando a vida de Jesus.
E assim foi ouvida uma voz que veio do céu,a voz de Deus dizendo que Ele já tinha glorificado o Nome Dele em Jesus e ainda glorificaria mais.
Muitos entre a multidão ouvindo a voz acharam ser um trovão,talvez pelo poder,autoridade da voz,mas outros acharam que a voz era de um anjo.
Jesus disse a eles que a voz tinha vindo para que eles acreditassem,pois Jesus não precisava ouvir a voz de Deus,pois Ele conhecia os propósitos de Deus,pois Eles eram um só,como estudamos antes.
Jesus diz que o mundo estava prestes a ser julgado e o príncipe seria expulso,referindo a satanás,que com a morte e ressurreição de Jesus perdeu o direito de levar todas as almas para o inferno,mas aqueles que crerem em Jesus receberão salvação.
Ao ser levantado da terra,ou levantado em uma cruz,muitos creriam em Jesus e o receberiam como Senhor e Salvador.
A multidão disse a Jesus que pela lei eles tinham ouvido que o Cristo permaneceria para sempre.Eles não entendiam que era preciso que Jesus morresse para que a salvação viesse para a humanidade,mesmo conhecendo as leis não entendiam e que o Filho do Homem era o próprio Cristo,Jesus.
Jesus novamente se identificou como a luz,creio que Jesus quis dizer a eles que se eles cressem em Jesus,seriam filhos da luz,e os filhos da luz sabem para onde vai,sabem que tem direito a salvação,a vida eterna por crerem em Jesus ,mas os filhos das trevas não sabem que o que esta preparado para eles e a condenação e inferno.

Do versículo 37 ao 43...A explicação da incredulidade dos judeus===Mesmo Jesus tendo feito tantos sinais,milagres e os judeus vendo,ainda assim não creram em Jesus.
E João que e quem esta escrevendo o livro,diz que tudo isso já tinha sido profetizado por Isaías em capitulo 53, versículo 1 e capitulo 6, versículo 10.
Isaías foi um dos profetas que mais profetizou sobre Jesus,o seu livro se encontra no velho testamento.
Como Isaías havia profetizado muitos não tinham crido no que Jesus disse e muitos tinham sido cegados e tinham tido seus corações endurecidos para que não cressem e se convertessem e fossem curados,salvos.
João diz que Isaías escreveu de Jesus porque o próprio Jesus tinha se revelado a ele.
João diz que muitos dos que eram autoridades na sinagoga tinham crido em Jesus,mas não confessaram porque sabiam que seriam expulsos da sinagoga e perderiam seus prestígios de autoridade entre o povo.Amavam mais a gloria do homem do que a de Deus.

Do versículo 44 ao 50...O resumo do ensino de Jesus===Quem cresse em Jesus,cria em Deus porque Deus tinha enviado a Jesus.Quem recebesse a Jesus receberia também a Deus e sua vontade para sua vida.
Jesus veio como luz para iluminar o caminho daqueles que cressem Nele,e assim não andaria na escuridão,na condenação.
Muitos poderiam ter recebido as palavras de Jesus,mas ainda poderia não guardar suas palavras,mas Jesus não julgaria essas pessoas,porque Ele não tinha vindo ao mundo para julgar as pessoas,mas para trazer salvação.
As próprias palavras de Jesus e que julgara aqueles que não creram Nele.
Jesus disse que o que Ele falava não falado por Ele mesmo,mas tudo o que Deus mandava Ele falar ,isso Ele falava.O mandamento de Deus para Jesus era de anunciar a vida eterna.

Deus abençoe a todos,em nome de Jesus!!!