segunda-feira, 30 de julho de 2012

Estudo do livro Evangelho segundo João capítulo 16...




Oi pessoal,tudo bem com vocês!!!
Que a maravilhosa paz de Deus esteja com todos em nome de Jesus!!!
Hoje vamos estudar o capítulo 16 e vamos aprender mais sobre o Espírito Santo.Oro a Deus para que este estudo seja sua palavra revelada em nosso coração,para que todos nós venha entender cada vez mais a palavra de Deus,em nome de Jesus!!!Amém!

___Capítulo 16___

Do versículo 1 ao 24......A missão do Consolador___ Jesus queria confortar os discípulos por sua partida decorrente de sua morte e quis também preparar eles para o que iriam enfrentar depois de sua partida.
Os discípulos foram também grandes mártires,homens que morreram pelo que acreditavam ser verdadeiro.E foi por isso que Jesus disse que eles seriam expulsos das igrejas,lugares de adoração a Deus e que aqueles que matassem eles iriam achar estar fazendo isso para Deus,como se fosse para defender o que eles acreditavam ser a vontade de Deus.
Mas Jesus mesmo disse que eles fariam isso por não conhecer o Pai,a Deus de verdade.
Com sua partida Jesus queria que os discípulos ficassem preparados,porque assim como os judeus foi contra Jesus,depois de sua morte o alvo deles seriam os discípulos que continuariam a obra de Deus.
Jesus diz a eles que estava voltando para junto de Deus,que foi quem o enviou a terra para cumprir a missão de resgatar os perdidos e trazer de volta para Deus.
Com as palavras de Jesus os discípulos se entristeceram.Com certeza a ideia de não ter Jesus por perto deveria deixar os discípulos muito tristes,pois eram amigos,companheiros,Jesus era o Mestre,aquele que trazia paz ,confiança....
Jesus os confortou dizendo a eles que sua partida era necessária,porque Ele indo, enviaria o Consolador,o Espírito Santo.
O Consolador,o Espírito Santo viria para convencer a todos nós de nossos pecados.E aqui Jesus fala sobre o pecado de não crer Nele como Senhor e Salvador.Da justiça,porque Ele voltaria para o Pai e com isso seria cumprida sua missão,onde sua morte inocente foi preço pago pelos nossos pecados.E do juízo, porque com sua morte, satanás foi condenado ao inferno e com ele todos que ignoraram o plano de Deus  e com isso perderam a sua salvação.
Jesus diz aos discípulos que poderia falar a eles muitas coisas,mas Ele sabia que eles não iriam suportar naquele momento.
Mas a vinda do Espírito Santo guiaria a eles e também a nós a toda verdade,porque as palavras que Ele nos trás são palavras de Deus para nossas vidas.
A obra do Espírito Santo na terra é para que o nome de Jesus seja proclamado,fazendo o que o próprio Jesus lhe confiou a fazer.
Aqui Jesus diz que o Espírito Santo também é Dele,ou seja,os três eram um só,Deus Pai,Deus Filho e Deus Espírito Santo.
Jesus diz a eles que estaria um pouco com eles e depois partiria,e depois de um tempo voltaria para estar com eles.Como estudamos ,vimos que Jesus voltará para buscar aqueles que são seus,os que creram Nele e o receberam em suas vidas como Senhor e Salvador,e eu acredito que Jesus estava lembrando eles disso.
Mas isso deixou os discípulos confusos e sem entender o que Jesus queria dizer,perguntavam uns aos outros o que Jesus queria dizer com estaria com eles por um pouco e eles não veria mais Ele e mais um pouco e então veriam Ele e vou para o Pai.
Jesus percebeu que eles não estavam entendendo e queria fazer perguntas a Ele,e então antes disso Ele esclareceu o que queria dizer.
Com a morte de Jesus os discípulos sofreriam enquanto o mundo ,aqueles que não acreditaram em Jesus ficaria felizes,mas a tristeza dos que eram discípulos de Jesus,seguidores Dele,se tornaria depois em grande alegria,que seria por causa da sua ressurreição.Jesus morreu,mas ressuscitou.
E com isso Jesus fez a comparação de uma mulher quando esta para dar a luz,ela sofre as dores de parto,mas depois que nasce a criança as dores que sofreu são rapidamente esquecidas pela alegria de estar com seu filho nos braços.
E era mais ou menos assim que os discípulos estavam se sentindo e iriam se sentir.Estavam tristes,abatidos pelo que iria acontecer com Jesus,mas depois a tristeza deles, passaria e daria lugar a um coração cheio de alegria,que ninguém poderia tirar deles mais.
Ate aquele momento os discípulos quando queria saber sobre Deus perguntavam a Jesus,mas quando Jesus fosse para o Pai todos os que creem Nele poderiam fazer sua orações direto a Deus,e pedindo em nome de Jesus que é nosso justificador diante de Deus.
Naquele tempo o pecado separava a humanidade de Deus.Por isso tinham os sacerdotes,só eles podiam entrar na presença de Deus no templo,enquanto todos ficavam fora esperando o sacerdote fazer ofertas e sacrifícios a Deus pelos pecados de todos.Em Deuteronômio,e Levítico explica mais sobre isso,lá no começa da bíblia.
Com a morte de Jesus na cruz,Ele próprio se sacrificou pelos nossos pecados.Nos lavando de todo pecado.Mas só ganha esse direito aquele que crê em Jesus como o Filho de Deus enviado a terra para cumprir o propósito de salvação em nós,e ao receber Jesus em sua vida como Senhor e Salvador,também vive em obediência aos seus mandamentos e ordenanças.
Sobre isso eu gostaria de lembrar algo que eu me esqueci de falar nos outros estudos,um dos mandamentos de Jesus é o batismo.O batismo é muito importante porque ele simboliza a morte do velho homem,da velha mulher,para uma nova criatura que seguirá os propósitos de Deus.Foi depois que Jesus se batizou que Ele começou a obra de Deus na terra e esse é um dos motivos de nos batizarmos também,porque Jesus se batizou e nos deu este exemplo para seguirmos.

Do versículo 25 ao 33 ...... Palavras de despedidas____Ate aquele momento Jesus usava parábolas,ilustrações,comparações para poder falar sobre o Pai,Deus,mas teria a hora em que Ele falaria claramente a eles.
Quando oramos a Deus e pedimos em nome de Jesus,Ele roga a Deus por nós,pelo que pedimos.Rogar é pedir com humildade,suplicando a nosso favor.
Jesus diz que haverá um dia que Ele não rogará mais ao Pai,porque o Pai nos ama por crermos em Jesus.Acho que quando o crente em Jesus,busca uma vida de santificação,o abandono do pecado e obediência a palavra de Deus,este cristão ganha intimidade com Deus e isso faz com que Jesus não precise mais rogar por ele,ou ela.
Mais uma vez Jesus deixa claro que veio da parte de Deus ao mundo e deixa o mundo para voltar para junto de Deus,o seu Pai.
Nesse momento os discípulos entendiam o que Jesus queria dizer sobre sua partida e compreendiam que Jesus sabia e conhecia todas as coisas de Deus e tinha vindo da parte de Deus mesmo.
Jesus disse a eles:Acreditam agora em mim.
Jesus continua dizendo a eles que o que iria acontecer a Ele naquele momento,(quando os guardas viessem para prender Ele),levariam  eles a se dispersarem,iriam para sua casas e deixariam Jesus sozinho ,mas Jesus afirma que Ele não ficaria sozinho porque seu Pai,Deus estava com Ele.
Ele termina dizendo para guardarmos sua paz em nós,e mesmo que todos nós, venhamos a passar por aflições,é para termos ânimo para enfrentá-las.Pois a nossa vitória esta em Jesus!!!

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus!!!!




Nenhum comentário: