quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Estudo do capítulo 20 do livro Evangelho Segundo João...


 Olá gente,tudo bem com você?
Que a paz do nosso amado Deus seja com todos,em nome de Jesus!!!
No último estudo vimos sobre a crucificação de Jesus,mas hoje veremos a sua vitória,a ressurreição de Jesus,para a glória Deus!!!!
Oro a Deus pedindo que a ressurreição de Jesus também seja em nossas vidas,nos renovando a vida em Deus,em nome de Jesus!!!!

___Capítulo 20 ___


Do versículo 1 ao 10...A ressurreição de Jesus ___ Maria Madalena uma discípula de Jesus vai ao túmulo.No evangelho segundo Marcos,ele refere a ela como a mulher que Jesus libertou de 7 demônios(Marcos cap.16,vers.9).Ela bem cedo foi ao túmulo de Jesus e quando chegou lá viu que tinham tirado a pedra que tampava o túmulo.(Nos outros evangelhos diz também que tinham outras mulheres com ela,mas João deu uma resumida,sem mudar o conteúdo bíblico)
Ao ver o túmulo aberto ela foi correndo avisar a Pedro e João,vemos que João se refere a ele mesmo como o discípulo que Jesus amava.
Ao receber a notícia eles saem correndo para ir ao túmulo,João corre na frente e chega primeiro ao túmulo,ao chegar abaixou e viu os lençóis que envolviam Jesus,mas não entrou.
Quando Pedro chegou e entrou no túmulo viu os lençóis que cobriam Jesus e o lenço que cobria a face de Jesus que estava em outro canto.
João também entrou e creu que Jesus não estava mais lá.Porém eles ainda não tinham compreendido que Jesus tinha ressuscitado,como nas escrituras (bíblia,velho testamento)falava que era necessário que Ele ressuscitasse dentre os mortos.
Depois disso eles voltaram para casa.

Dos versículos 11 ao 18 ...Jesus aparece a Maria Madalena ___Maria permaneceu na entrada do túmulo chorando.Ela abaixou para olhar dentro do túmulo e viu no lugar onde Jesus foi colocado dois anjos,vestidos de branco.Um sentado na cabeceira e outro aos pés.
Eles perguntam a ela o porque ela estava chorando e ela responde que era porque tinham levado o seu Senhor,(Jesus).
Ao se virar olhando para trás Jesus estava de pé,ela não o reconheceu,achou que ele era um jardineiro do jardim.(o túmulo ficava em um jardim)
Jesus perguntou a ela o porque ela chorava e ela fala a ele, que se ele tinha tirado o corpo de Jesus do túmulo,era para dizer onde ele tinha colocado o corpo de Jesus para que ela o levasse.
Jesus a chama pelo nome e ela reconhecendo ser Jesus e ela o chama de Raboni,que em hebraico significa Mestre.
Jesus diz a ela para que ela não detenha Ele,impeça ele de ir.Jesus tinha ressuscitado e ainda não tinha ido para junto do Pai,Deus. Jesus fala para ela ir avisar os seus irmãos,referindo-se a todos seus discípulos, pois com a ressurreição tinham se tornado filhos de Deus, pelo sacrifício de Jesus na cruz. Por isso Jesus diz subo para meu Pai e vosso Pai,meu Deus e vosso Deus.
Maria saiu e foi ao encontro dos discípulos e contou a eles tudo o que viu e o que Jesus tinha lhe mandado dizer a eles.

Dos versículos 19 ao 23 ... Jesus aparece aos discípulos ___Naquele mesmo dia de tarde, os discípulos estavam em casa, com as portas trancadas com medo dos judeus. Como os judeus tinham mandado matar Jesus eles temiam que o mesmo acontecesse com eles.
Jesus aparece entre eles de forma sobrenatural, pois o próprio João diz que as portas estavam trancadas. Ao aparecer, Jesus saúda eles dizendo Paz seja convosco!
Jesus mostra a eles suas mãos e o lado que a lança tinha traspassado a ele. Com certeza foi para que eles não tivessem dúvida de que Ele era mesmo Jesus.
Todos eles ficaram felizes e alegres por ver o Senhor Jesus.
Novamente Jesus os saudou, paz seja convosco! E então, Jesus dá a eles o mandamento, dizendo que assim como o Pai enviou Ele a terra para trazer a salvação, assim também Jesus estava enviando a eles para levar o evangelho de salvação as todos as pessoas.
Foi graças a este mandamento do Senhor Jesus que hoje podemos conhecer as palavras de Deus, através da vida de Jesus.
Jesus soprou sobre eles e disse a eles para receberem o Espírito Santo.
Jesus diz a eles que se eles perdoassem a alguém por seus pecados, os pecados desta pessoa seriam perdoados e se retesem o pecado, este pecado seria retido.
Os discípulos estavam recebendo autoridade de Jesus para levar o plano de salvação de Deus a todos os povos, e o plano de salvação começa com o arrependimento pelos pecados daquele que se converte do seus maus caminhos para seguir a Jesus e andar em obediência a palavra de Deus.
Aquele que se arrepende de verdade de seus pecados ,terá seus pecados perdoados,aqueles que não se arrependem de verdade dos seus pecados,terão os seus pecados retidos,não perdoados por Deus.

Dos versículos 24 ao 25 ... A incredulidade de Tomé___Tomé um dos 12 apóstolos de Jesus,cujo o nome também era Dídimo,não estava com os outros discípulos quando Jesus veio ate eles.
Quando ele chegou os discípulos contaram a ele que Jesus tinha estado ali com eles.Tomé não acreditou no que eles disseram, e por isso disse, que se ele não visse as mãos de Jesus que tinham sidas feridas ao serem pregadas na cruz e o seu lado que foi traspassados com lança e ainda tocasse os dedos e as mãos não acreditaria.

Dos versículos 26 ao 29 ...Jesus aparece novamente aos discípulos ___Depois de oito dias ,os discípulos estavam novamente em casa com as portas trancadas e Tomé estava junto com eles.
Jesus apareceu se colocando no meio deles e disse a eles, paz seja convosco!
Jesus olha para Tomé e diz a ele para colocar o seu dedo em suas mãos e também sua mão no lado onde ele tinha sido traspassado com a lança e diz para que ele não fosse incrédulo,mas crente.
Tomé respondeu a Jesus, Senhor meu e Deus meu!
E Jesus diz a ele, porque ele tinha o visto ele cria, e que eram felizes aqueles que não viram e creram.

Dos versículos 30 ao 31 ...O objetivo deste evangelho ___João escreve que na verdade Jesus fez muitos outros sinais que ele não chegou a escrever.Como eu tinha dito João resume algumas coisas, mas sem tirar a verdade da palavra.
E João conclui que os sinais que ele escreveu e registrou no seu evangelho, foi para que todos creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e para que ao crer nisso todos recebam vida, tenham vida em Jesus.

Deus abençoe a todos!!!No próximo estudo, estaremos estudando o último capítulo deste livro,mas não iremos parar por aí não,depois eu falo o que estudaremos para aqueles que tem estudado comigo e recebido a palavra em seus corações....



Nenhum comentário: