quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Lucas capítulo 18,A parábola do juiz iníquo(injusto)




Oi gente,como estão todos vocês?
Espero que bem, para que as graças sejam dadas a Deus!
Que a paz única de Deus esteja com todos,em nome de Jesus!
Vamos estudar hoje mais uma das parábolas de Jesus e vamos aprender muito com ela sobre a importância de sempre orar e não desistir da oração.
Senhor ,aqui esta a tua palavra,peço a ti que nos ensine ela,em nome de Jesus,amém!

___Lucas capítulo 18___

Dos versículo 1 ao 8.....A parábola do juiz iníquo(injusto)___Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer:
Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus,nem respeitava homem algum.
Havia também,naquela mesma cidade,uma viúva que vinha ter com e ele,dizendo:Julga a minha causa contra o meu adversário.
Ele,por algum tempo,não quis atender;mas,depois,disse consigo:Bem que eu não temo a Deus,nem respeito a homem algum;
Todavia,como esta viúva me importuna,julgarei a sua causa,para não suceder que,por fim,venha a molestar-me.
Então,disse o Senhor:Considerai no que diz este juiz iníquo.
Não fará Deus justiça aos seus escolhidos,que a ele clamam de dia e noite,embora pareça demorado em defendê-lo?
Digo-vos que,depressa,lhes fará justiça.Contudo,quando vier o Filho do Homem,achará, porventura, fé na terra?

(Jesus nos propõe uma parábola bem interessante sobre um juiz mau,injusto e corrupto.Um homem que não temia a Deus e nem se preocupava com exercer seu cargo com justiça a favor dos homens.
Jesus também nos fala de uma viúva pobre que passava por um caso de injustiça e de vez em vez ia diante deste juiz pedindo a ele para julgar sua causa.Veja bem,ela não pedia por vingança,mas pela justa justiça,e com isso ela não desistiu,mesmo indo e sempre recebendo um não,ela voltava.
Mas o que Jesus queria mesmo nos dizer através desta parábola que este juiz mesmo não temendo a Deus,sendo homem injusto que não respeitava homem algum,ainda assim com a insistência da viúva em sempre voltar para pedir que ele julgasse a sua causa,isso fez com que este juiz resolvesse atendê-la.
O juiz sendo um homem mau não fez porque queria o bem naquela viúva,mas atendeu ela para que ela não voltasse mais a incomodá-lo.

E Jesus então nos fez lembrar da bondade de Deus,de seu amor,de sua misericórdia(significa piedade,compaixão,graça,amor firme),graça(significa que recebemos algo que não merecemos) por nós.
Jesus quer nos dizer então, que aqueles que oram buscando a misericórdia de Deus,buscando sua graça,seu perdão, e ate mesmo quando oramos a Ele por uma vida(pessoa),Deus nos ouvirá.
Bem,não devemos desistir mesmo que agente tenha feito isso algumas vezes, devemos perseverar e acreditar que este Deus,misericordioso,bondoso,amoroso tem ouvido nossas orações.

Mas porque Deus tem demorado em responder se Ele tem ouvido a oração???
Veja bem,Deus Ele sendo DEUS,conhece o hoje e o amanhã e Ele sabe a melhor hora,o melhor momento para responder nossas orações.Talvez agente precise aprender algo para podermos receber o que pedimos.
Mas tem algo que pode ate impedir nossas orações de serem ouvidas por Deus,e isso é o PECADO.
E existe muitos versículos que fala sobre este assunto na bíblia,mas vou deixar um que esta em Isaías capítulo 59,versículo 2.(leia)
Ou seja,nosso pecado faz com que Deus não ouça nossas orações.E o pecado na bíblia não é só matar,roubar,mentir,trair,vaidades,prostituições,idolatria, e por aí vai.O pecado abrange muita coisa,ate mesmo deixar de amar a Deus acima de todas as coisas,não amar o próximo,deixar de fazer o bem quando sabemos que temos que fazer.E os sentimentos ruins que temos em nossos corações.

Quero explicar um pouco mais sobre o amor ao próximo:O amor aqui é aquele que te faz doar a sua vida por um irmão.O amor também é aquele que ao ver um pobre necessitado te faz dar a ele o que comer,ou quando você vê alguém passando frio dá a ele para que tenha com que aquecer.
Mas, você não dá porque todos falam que tem que ajudar o próximo,você dá porque essa vontade de ajudar esta em seu coração.
O amor nasce de um coração que conhece a Deus.Então quando conhecemos a Deus recebemos Dele o seu amor para podermos amar o próximo e nos compadecer de suas necessidades.
Mas nos geral quantas vezes somos,insensíveis,incapazes de nos compadecer pelos outros e por suas necessidades e tudo isso porque?
Porque,vivemos acomodados demais com as nossas vidas e esquecemos dos outros.E quando falamos outro não é só os mendigos,desabrigados, órfãos mas também os enfermos,ou aquela pessoa que tem passado por uma perda ou necessidade,e que pode ser nossos parentes,amigos,vizinhos.
Por aí da para ver que pecamos todos os dias e devemos reconhecer nossos pecados diante de Deus e nos arrepender deles.

Mas voltando a palavra de Lucas capítulo 18,sobre o juiz injusto.Jesus nos deixou claro que se ate um homem sendo mau e injusto,não temendo a Deus,pode fazer algo bom por alguém,imagine então Deus,que é Pai,poderoso,bondoso e misericordioso.

Jesus termina a explicação da parábola dizendo que quando Ele voltar será que encontrará fé na terra?
É verdade!Hoje temos perdido a nossa fé por tantas coisas.As vezes, só pelo fato que oramos e Deus demora para responder nossas orações já deixamos de orar,e desanimamos na fé.
Outro fato que também tem feito nossa fé acabar é quando depositamos ela em Pastores,Líderes cristãos,irmãos de igreja e quando eles falham em algo,pecam,o que acontece? agente se volta contra Deus nos desanimando de Deus.
Mas tem um coisa, aonde na bíblia Deus nos fala para colocar a nossa fé em homens e mulheres,seres humanos falhos e carnais?
Pelo contrário,tem um versículo que diz maldito o homem que confia no homem(Jeremias capítulo 17,versículo 5) e este versículo vale ate para aquele que confia em si mesmo e se decepciona quando vê que pode falhar.

DEVEMOS COLOCAR NOSSA FÉ EM JESUS CRISTO,pois Ele sim sendo Deus,veio ao mundo como homem e Nele não foi encontrado pecado algum.E Ele é o único caminho que nos levará diante de Deus,então sigamos à ELE.
Na bíblia nos ensina uma maneira para termos fé,e esta em:Romanos capítulo 10,versículo 17...A fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus.
Este versículo é bem claro não é.Por isso é importante ouvirmos a palavra ser pregada,lermos a palavra e meditar nela.
Devemos orar para que Deus conserve nossa fé e guarde nosso coração para a vinda de Cristo)

Deus os abençoe em nome de Jesus!!!


Nenhum comentário: