quinta-feira, 9 de maio de 2013

Lucas capítulo 8...O pedido de Jairo e a ressurreição da filha de Jairo



Oi amigos,como estão?
Que a graciosa paz do Senhor Jesus esteja com todos!!!
Hoje estaremos estudando mais uma ressurreição operada por Jesus,como vimos em um estudo anterior,uma ressurreição é um milagre, um prodígio.
Veremos um pai que pede pela vida de sua filha e a compaixão de Jesus para com ele.
Quando o pai da criança chega ate Jesus e pede pela vida de sua filha,Jesus se compadece e vai com ele para sua casa onde estava sua filha ,e no caminho acontece a cura da mulher do fluxo de sangue,por isso os versículos abaixo não estão na sequência,pois no intervalo do pedido de Jairo que era o pai da criança e a ressurreição da menina teve a cura que estudamos anteriormente.

__Lucas capítulo 8 __

Dos versículos 40 ao 42 .... O pedido de Jairo ___Ao regressar Jesus ,a multidão o recebeu com alegria, porque todos o estavam esperando.
Eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga ,e ,prostrando-se aos pés de Jesus, lhe suplicou que chegasse até sua casa.
Pois tinha uma filha única de uns doze anos, que estava à morte.

Dos versículos 49 ao 56 .... A ressurreição da filha de Jairo ___Falava ele ainda,quando veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre.
Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva.
Tendo chegado à casa, a ninguém permitiu que entrasse com ele, senão Pedro, João, Tiago e bem assim o pai e a mãe da menina.
E todos choravam e a pranteavam. Mas ele disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme.
E riam-se dele, porque sabiam que ela estava morta.
Entretanto, ele, tomando-a pela mão, disse-lhe, em voz alta: Menina, levanta-te!
Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou, e ele mandou que lhe dessem de comer.
Seus pais ficaram maravilhados, mas ele lhes advertiu que a ninguém contassem o que havia acontecido.

(Nos versículos 40 ao 42 vemos que Jesus é recebido com grande alegria pela multidão que já o esperava.Também veio ao seu encontro um homem chamado Jairo,que era chefe da sinagoga.(o chefe da sinagoga era responsável por escolher quem iria ler as escrituras na sinagoga e também quem faria as orações).Por ser um chefe de sinagoga ele também era um líder religioso e lembramos então que esses eram os que rejeitavam a Jesus como sendo o Filho de Deus,mas Jairo era diferente,pois ao chegar na presença de Jesus ele se prostrou ,um grande sinal de respeito e reverência.
E ao se prostrar suplicou para que Jesus fosse com ele a sua casa pois sua filha única estava a beira da morte.

Nos versículos 49 ao 56...Lembrando que Jesus foi com ele e quando estava indo foi tocado pela mulher do fluxo de sangue..... Mas depois da cura operada nesta mulher cheia de fé,veio pessoa que estava na casa de Jairo o chefe da sinagoga e deu-lhe a notícia que sua filha havia morrido e que então ele não incomodasse mais à Jesus,o Mestre.
Mas Jesus se antecipou e disse a Jairo que não era para ele temer a isso,mas crer somente que sua filha seria salva.E então eles foram para casa de Jairo.

Ao chegar na casa de Jairo ,Jesus não deixou que os demais discípulos e a multidão que ali estava entrasse com ele no quarto onde estava a menina,mas chamou a Pedro, João e Tiago que eram discípulos mais próximos Dele e também chamou o pai e a mãe da menina,esses ele permitiu.

Havia ali na casa muitas pessoas que choravam a morte da menina e Jesus disse a todos que ali estavam para que eles não chorassem,pois a menina não estava morta, apenas dormia.
Era costume do povo judeu contratar pessoas que choravam no velório,o que eram chamadas carpideiras.Essas mulheres com toda sua encenação ajudavam os parentes e vizinhos a expressarem seus sentimentos.

E todos que ali estavam riram Dele quando disse que a menina não estava morta mas dormia,porque para eles a menina estava realmente morta e de fato ela estava,mas o que Jesus quis dizer que esta morte não seria eterna e Ele a despertaria como a alguém que estivesse dormindo,mas eles não entenderam o que Jesus queria dizer.

Outro fato bem interessante que podemos notar é que Jesus não quis mostrar publicidade ao operar essa ressurreição ,pelo contrário permitiu somente que as pessoas mais íntimas Dele e da criança o acompanhasse.

E ao entrar no quarto a menina estava deitada e Ele se aproximou dela e a tomando pela mão ordenou: Menina levanta-te !
Somente aquele que tem poder sobre a vida e a morte poderia dar uma ordem para que uma pessoa morta voltasse a vida. 
E assim o espírito voltou novamente ao corpo da menina e ela se levantou.Jesus disse aos pais para que dessem de comer a ela.

Os pais da menina ficaram maravilhados,mas Jesus os advertiu que não dissessem nada do que havia acontecido.
Jesus também deu esta mesma advertência a outras pessoas que tinham sido curadas,e libertas, pois não queria que a popularidade atrapalhasse Ele de cumprir a vontade do Pai,Deus.)

Conhecer a Jesus através da Palavra de Deus é um privilégio que temos.Na Palavra diz que temos que conhecê-lo e prosseguir em conhecê-lo...
Ao estudarmos essas curas,ressurreições e libertações realizadas por Jesus também podemos conhecer seu caráter divino.
Nesta ressurreição vemos que Jesus se compadeceu do pai que suplicou pela vida de sua filha e ainda o encorajou a crer que ela seria salva.
Ele é maravilhoso ,e como é maravilhoso conhecê-lo!!!!
Deus os abençoe e ate os próximos estudos se assim Deus permitir....




Nenhum comentário: