terça-feira, 29 de outubro de 2013

Estudo da carta de 1 Timóteo capítulo 3



Oi amigos!
A paz do Senhor Jesus!!!
Hoje estaremos estudando o capítulo três de 1 Timóteo e veremos como um líder espiritual deve se apresentar para estar a frente da igreja de Cristo.
Senhor, Deus e Pai, nos colocamos humildemente em tua presença, para estudarmos, meditarmos em tua palavra.... Ajuda-nos Senhor e abra nosso entendimento para tua verdade, em nome de Jesus te pedimos e também te agradecemos, amém!

___1 Timóteo capítulo 3___

Dos versículos 1 ao 13.... As qualificações dos bispos e dos diáconos ___ Fiel é esta palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.
É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento;
e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina,com todo o respeito
(pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus);
Não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.
Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.
Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância,
conservando o mistério da fé com a consciência limpa.
Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato.
Da mesma sorte, quanto as mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo.
O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa.
Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançaram para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.

(Paulo inicia o capítulo três encorajando aqueles que desejavam ser bispos, dizendo ser uma excelente obra o que deseja.
Na bíblia o que hoje conhecemos por pastor, era conhecidos como bispos e presbíteros, e a função de um bispo e presbítero era cuidar da igreja, liderar, pastorear o rebanho de Cristo que são os cristãos.
Paulo então descreve com detalhes como um bispo, presbítero (pastor), deve ser para poder estar na liderança da igreja de Cristo.
Primeiro ele diz que devem ser irrepreensíveis, uma pessoa que não teria nada do que acusá-la, mas não seria uma pessoa sem pecado, pois se isso fosse um critério nenhum homem seria qualificado, mas no caso irrepreensível, como um homem digno, respeitável. 

E deveria ser marido de uma só mulher, não deveria viver em poligamia ou adultério, para que aquele que fosse casado fosse fiel a sua esposa. 
Mas também um bispo ou presbítero não precisava ser necessariamente casado, o próprio Timóteo era bem possível que não fosse casado.
Também deveria ser um homem, temperante (não exagerado), sóbrio (moderado, controlado), hospitaleiro (que sabe como receber as pessoas), apto para ensinar (deveria ter conhecimento bíblico para ensinar a doutrina de Cristo e discipular um novo cristão na fé).
Não dado ao vinho (que não se embriaga com o vinho), não violento, porém cordato (que se comporta com cautela e sensatez), inimigo de contendas (que não gosta de brigas e discórdias), não avarento (apegado com exagero ao dinheiro).

E deveria governar bem a sua própria casa, o homem também é constituído por Deus, como líder do seu lar, da sua família, e esse deve ser o primeiro ministério de um homem casado, conduzir a sua família a Cristo, aos ensinos das escrituras sagradas, educando seus filhos para que sejam educados e ensinando-os as leis do Senhor ( Provérbios capítulo 22, versículo 6 ) e ( Efésios capítulo 6, versículo 4 ).
Também deve cuidar de sua esposa, vendo-a como parte mais frágil e sua auxiliadora ( Efésios capítulo 5, versículos de 23 ao 33 ).
Se o homem souber ter governo sobre sua casa e liderá-la como a própria palavra nos ensina, então conseguirá pastorear a igreja de Cristo.

Um bispo ou presbítero não poderia ser um neófito, iniciante, ou no caso aqui um novo convertido a fé cristã, porque isso poderia ensoberbecê-lo e fazer com que ele pudesse cair na condenação do diabo, por não ter estrutura espiritual para liderar a igreja de Cristo.
Mas um bispo ou um presbítero (pastor), deve ter um bom testemunho dos de fora, para que não seja humilhado pelo diabo. Ele deve dar um bom testemunho de suas obras para que todos que o veja, o reconheça como um homem temente a Deus ( Mateus capítulo 7, versículos 17, e 20 ).

Paulo também da qualificações para um diácono, que seria auxiliares dos bispos e presbíteros (pastores). 
A tradução original de diácono é servo e Paulo diz ser semelhante as qualificações de um bispo, presbítero para um diácono.
Eles deveriam ser respeitáveis, honesto, de uma só palavra, também não inclinado a bebedices, cobiçosos e gananciosos sujos.
Porém, devem conservar a fé em Cristo Jesus, tendo a consciência limpa.
Um diácono antes de ser separado para o diaconato deveria ter um tempo de experiência para ver se estaria preparado para o diaconato, e se apresentar sem nada ter do que acusá-lo, então sim, poderia exercer o diaconato.

As mulheres também para servirem deveriam ser respeitáveis, não maldizentes, fofoqueiras, mas temperantes (não exagerada) e fiéis em tudo.
O diácono também deveria ser marido de um só mulher e não viver em poligamia ou adultério, governando bem sua casa, sua esposa e filhos como convém ao Senhor.
Aqueles que souberem desempenhar bem o diaconato poderia alcançar uma posição superior, podendo ser um bispo ou presbítero recebendo intrepidez, coragem para exercer a fé em Cristo Jesus.)


Dos versículos 14 ao 16... A igreja de Deus, coluna e baluarte da verdade. O grande mistério da piedade ___ Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve;
para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.
Evidentemente, grande é o mistério da piedade:
Aquele que foi manisfesto na carne, foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.

( Paulo tinha planos de ir ate a igreja em Éfeso, onde Timóteo era o líder da igreja e por isso estava ensinando Timóteo como liderar bem a igreja de Cristo e como deveria ser os líderes e servos escolhidos por ele para estar a frente da igreja com ele.
Paulo diz que a igreja do Deus vivo é coluna e baluarte da verdade, ou seja a igreja é a que sustenta a verdade do evangelho de Cristo e deve andar como tal verdade.
Paula termina o capítulo 3 com um poema ou um hino cantado e conhecido por eles, referindo a Cristo Jesus, que foi justificado em espírito, visto por anjos, pregados entre gentios (não judeus), crido no mundo e recebido na glória, nos céus.)

Este estudo nos mostra como deve ser um líder a frente da igreja do Deus vivo. A Palavra de Deus não muda, ela continua a mesma! E do conhecimento dela prestaremos conta a Deus, muitas vezes, pelo bem que devemos fazer e não fazemos ou pelo pecado não confessado ou arrependido....
Vamos orar irmãos, pelos líderes para que sejam piedosos e andem segundo a Palavra de Deus.
Deus os abençoe e ate os próximos estudos se assim Deus desejar....



3 comentários:

Unknown disse...

Bom trabalho ! Não parem de semear a Palavra do Deus que está sobre tudo e sobre todos ! Paz seja convosco.

Unknown disse...

concordo plenamente com esse ensinamento,que deus continue usando vocês para ensina a palavta de Deus🤚🤚

Unknown disse...

Maravilha!