quarta-feira, 24 de julho de 2013

Mateus capítulo 9... A cura de dois cegos



Oi amigos, tudo bem?
Que a graciosa paz do nosso Deus esteja com todos em nome de Jesus!
Hoje iremos estudar a cura de dois cegos, e embora tenha muitas semelhanças com a cura do cego Bartimeu que estudamos em Marcos 10: 46-52, vemos que esta na verdade é uma outra ocasião em que Jesus usou de grande misericórdia com o povo.
Vamos orar: Pai, nos colocamos em tua presença neste momento Senhor, para mais uma vez estudar a Tua palavra, pedimos para que o Senhor possa nos dar entendimento dela, em nome de Jesus, amém!

__Mateus capítulo 9__

Dos versículos 27 ao 31... A cura de dois cegos___ Partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando: Tem compaixão de nós, Filho de Davi!
Tendo ele entrado em casa, aproximaram-se os cegos, e Jesus lhes perguntou: Credes que eu posso fazer isso? Responderam-lhe: Sim, Senhor!
Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé.
E abriram-se-lhes os olhos. Jesus, porém, os advertiu severamente, dizendo: Acautelai-vos de que ninguém o saiba.
Saindo eles, porém, divulgaram-lhe a fama por toda a terra.

(Mateus coloca esta cura logo após a ressurreição da filha de Jairo ( Mateus 9: 23 ao 26 ), não sabemos se realmente ela aconteceu logo após esta ressurreição, já que cada escritor tinha seu próprio cronograma e ordem para escrever seu evangelho. 
Mas se a cura destes dois cegos realmente aconteceu após a ressurreição da filha de Jairo, então podemos entender o porque deles terem seguido a Jesus e porque clamavam: tem compaixão de nós, Filho de Davi!
A ressurreição da filha de Jairo foi algo extraordinário e embora Jesus tenha pedido para seus pais não divulgarem a ressurreição, este acontecimento se espalhou rapidamente ( Mateus 9:26 ).

Mateus não da detalhes destes dois cegos, mas por eles referirem a Jesus de Filho de Davi, podemos entender que eles conheciam as promessas de Deus para seu povo e criam que Jesus era a promessa de Deus, para libertar, curar, resgatar e dar nova vida ao seu povo (Isaías 42:7).

Eles seguiam a Jesus e tendo Jesus entrado em casa, entraram eles também e se aproximaram de Jesus. 
Jesus perguntou a eles se eles criam que ele poderia fazer isso, ou seja, que ele poderia curá-los.
E eles responderam que sim e o chamaram de Senhor.
Então Jesus tocou os olhos deles e disse que era para ser feito conforme a fé deles e então os olhos deles se abriram e eles foram curados.

Vemos que o primeiro passo desta cura foi que eles reconheceram que só Jesus poderia curá-los, segundo passo, declararam que tinham fé nele e terceiro passo, viram sua fé ser concretizada através da cura, pois veja que, Jesus disse que era para ser feito conforme a fé deles.
Se eles tivesse dito que criam, mas sem crer realmente esta cura não teria acontecido.Porém, Jesus conhecia as intenções verdadeiras de seus corações e sabia que eles tinham fé realmente para serem curados.

Mas umas vez depois de ter curado Jesus pede para aqueles que foram curados não dizerem nada sobre o que lhes aconteceram, mas parece que quanto mais Jesus pedia, ainda mais sua fama se espalhava por toda terra.)

Mas uma vez vemos que a cura só vem pela fé, e a fé que é encontrada quando Deus sonda os nossos corações.
Quando sentir que sua fé é pequena diante as enfermidades, lembre-se que Deus disse em sua palavra que Ele é o Deus que cura (Êxodo 15:26).

Nenhum comentário: