quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Estudo da carta de 1 Timóteo capítulo 1



 Oi amigos a graça e a paz do Senhor Jesus esteja com todos!
Hoje iniciaremos uma nova etapa de estudos e estaremos meditando sobre as cartas de 1 e 2 Timóteo capítulo por capítulo. Que Deus em sua divina misericórdia conceda graça naquilo que eu escrever para que não venha ser de mim que sou falha, mas do Espírito Santo que trás vida a Palavra, em nome de Jesus!!!
As cartas de 1 e 2 Timóteo foi escritas por Paulo para orientar, seu Filho na fé Timóteo, ajudando com conselhos e incentivos na direção da igreja em Éfeso.
Então o sentido destes estudos é aprender como um obreiro de Cristo deve se portar em meia as dificuldades de manter nossa fé viva e firmada em Cristo Jesus.
Oremos: Pai nos colocamos em tua presença para meditarmos em sua Palavra, ajuda-nos Senhor, traga a nós compreensão e discernimento, em nome de Jesus amém!

__1 Timóteo capítulo 1__

Dos versículos 1 ao 2,(Prefácio e saudação)__ Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandamento de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança,
a Timóteo, verdadeiro filho na fé, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

Paulo se apresenta em sua saudação pessoal como apóstolo de Cristo Jesus. 
Os apóstolos foram doze homens escolhidos por Jesus para levar o reino de Deus a todos os judeus,e eles foram, Pedro e André seu irmão, João e Tiago seu irmão, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, Tadeu, Simão, e Judas que foi aquele que traiu a Jesus (Mateus 10:2 ao 4).
Judas se matou, pois se arrependeu de ter entregue Jesus aos líderes religiosos (Mateus 27:3 ao 10). Logo mais os discípulos sentiram que deveriam escolher outro para o lugar de Judas e foi escolhido a Matatias (Atos 1:15 ao 26).
Mas Paulo se intitula apóstolo escolhido por Deus e Jesus Cristo (Atos 9:1 ao 9) e de fato ele foi mesmo, mais que um apóstolo.Seu ministério se iniciou com os judeus,mas logo se estendeu aos gentios, os nãos judeus, ou seja, a maioria de nós.
Paulo chama a Timóteo de verdadeiro filho na fé, embora Timóteo tenha sido discipulado primeiramente por sua avó Lóide e sua mãe Eunice (2 Timóteo 1:5), seu crescimento espiritual se deu através de Paulo que foi um pai na fé para Timóteo.)


Dos versículos 3 ao 7,(O ministério de Timóteo em Éfeso,Falsas doutrinas e suas características__ Quando eu estava de viagem, rumo a Macedônia, te roguei, permanece ainda em Éfeso para advertir a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina,
nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé.
Ora, o intuito da presente advertência visa ao amor que procede de coração puro, de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.
Desviando-se algumas pessoas destas coisas, perderam-se em loquacidade frívola,
pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações.

( Timóteo foi escolhido por Paulo para tomar conta da igreja em Éfeso e ele foi o Pastor daquela igreja.
Naquela época um Pastor também poderia ser chamado Presbítero, Bispo.
Na igreja de Éfeso estava tendo um grupo de pessoas ensinando uma doutrina falsa. Doutrina falsa seria todo ensinamento que vai contra o verdadeiro evangelho de Cristo Jesus, onde Deus deu seu único Filho para que todo que nele crer tenha a vida eterna, (João 3:16).
Fábulas eram contos enganosos e genealogias eram estudos sobre árvore genealógica e tudo isso estava sendo misturado com o cumprir das leis da velha aliança, e se tornado em falsas doutrinas.
Mas Paulo pede para Timóteo advertir a esses com amor puro e boa consciência e com fé para que eles se arrependessem. Essa era a intenção do evangelho.
Pois não era da vontade deles que nenhuma vida se perdesse, mas sim tivesse salvação pelo verdadeiro evangelho da graça.
Essas pessoas estavam tão perdidas com as falsas doutrinas que suas palavras eram fúteis e sem valor, queriam ser mestres da lei, mas nem eles mesmo entendiam o propósito da lei.) 

Dos versículos 8 ao 11,(A lei e os seus objetivos)__ Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo,
tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas(quem mata seu pai) e matricidas(quem mata sua mãe), homicidas,
impuros, sodomitas(quem tem relação com pessoas do mesmo sexo), raptores de homens, mentirosos, perjuros(jura falso) e para tudo quanto se opõe à sã doutrina,
segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado.

( Paulo explica a razão pela qual a lei foi feita, para revelar o pecado. As leis foram entregues a Moisés ao povo no deserto e isso esta no velho testamento em Êxodo 20:1 ao 17.
A lei é boa e Paulo reconhecia isso, porém para o justo ela é boa, pois para transgressores da lei como ele descreveu a cima era uma maldição, morte. 
O próprio Jesus em (Mateus 5:17), disse da importância da lei e que ele tinha vindo para cumprir a lei. A lei termina em Cristo, pois depois da morte e ressurreição de Cristo nós vivemos pela graça e não pela lei, leia para entender isso se tiver dúvida (Romanos 6:15 ao 23 e também Romanos 7:7 ao 25) .

Dos versículos 9 ao 17,(A graça e a sua eficácia na experiência do apóstolo Paulo)__ Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério,
a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade.
Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.
Fiel é esta palavra e digna de aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
Mas, por esta mesma razão, me foi concedido misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.
Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

( Paulo agradece a Cristo Jesus por ter escolhido a ele e o considerado fiel, mesmo depois de ter sido um blasfemo, insolente e perseguidor da igreja de Cristo.
Paulo é um testemunho vivo da graça de Deus que perdoa o pecador que se arrepende e crê em seu Filho Jesus Cristo.
A vida de Paulo foi um exemplo da longanimidade,(bondade e paciência) de Deus. Paulo merecia por seus pecados receber condenação, morte eterna, julgamento de Deus, porém, ao crer em Jesus quando apareceu a ele na estrada de Damasco (Atos 9:1 ao 9) e ao se arrepender, foi perdoado e assim resgatado por Cristo para uma nova vida.
Paula termina o versículo 17 com um louvor sublime a Deus, por sua bondade e misericórdia. 
Sua gratidão é visível em suas palavras de adoração e louvor a Deus. ) 

Dos versículos 18 ao 20,(O bom combate)__ Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate,
mantendo a fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.
E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem.

( Paulo incentivou a Timóteo a resistir as falsas doutrinas e se manter firme nas promessas de Deus para vida dele.
Timóteo tinha recebido um dom por profecia através de uma oração de imposição de mãos do próprio Paulo. O dom talvez seja o próprio chamado de Timóteo para ser um líder espiritual da igreja de Cristo.
Paulo incentiva Timóteo a se portar como um soldado a combater o bom combate da fé, para que não se perca como já havia acontecido com outros, como Himeneu e Alexandre que foram blasfemadores e talvez uns dos responsáveis das falsas doutrina e discórdias na igreja de Éfeso.
Paulo diz ter entregue eles a Satanás, para serem castigados, se compararmos com 1 Coríntios 5:5, Paulo diz quase a mesma coisa. Então a intenção de Paulo era a expulsão dos que propagavam as falsas doutrinas para que se arrependessem e voltassem a fé em Cristo Jesus. )

Aqui terminamos o capítulo 1 de 1 Timóteo. Agradeço a Deus pela oportunidade de estudar a Palavra Dele!
Ate os próximos estudos se assim Deus quiser.Deus os abençoe!



6 comentários:

Crismacleiton disse...

Bom estudo

Unknown disse...

Muito edificante! Gloria a Deus!

roseacsfreitas99@gmail.com disse...

Excelente explicação,Deus abençoe

Unknown disse...

Um bom estudo parabéns

Unknown disse...

Amém ,que estudo abençoado ,que o senhor continua a derramar sabedoria sobre vc.🙌🙌 Obrigado por compartilhar conosco esse grande aprendizado.

Unknown disse...

Amei esse estudo que maravilha!